quinta-feira, novembro 25, 2010

PROJECTO BOSQUES DO CENTENÁRIO




Convida-se toda a Comunidade Educativa para uma actividade a desenvolver pela Escola EB 2,3 Gil Vicente, que irá decorrer no dia 28 de Novembro, pelas 14h30 horas.
Esta actividade tem como objectivo sensibilizar toda a comunidade escolar para a importância da preservação das florestas e do meio ambiente.
Este projecto conta com a preciosa colaboração da Câmara Municipal de Guimarães e a Junta de Freguesia de Urgezes, que se mostraram, desde logo, entusiasmados com a iniciativa.
Toda a Comunidade irá proceder à plantação de 100 árvores, de uma espécie autóctone, no âmbito do projecto “Bosques do Centenário”.
Esta é a segunda de muitas actividades que irão ser desenvolvidas ao longo deste ano, no âmbito da Comemoração do Ano Internacional das Florestas.

Local de Encontro:
Recinto da EB 2,3 Gil Vicente
Os alunos e Directores de Turma do 9º Ano

Alunos do Agrupamento Gil Vicente são amigos do ambiente

      Este Ano em que se comemora o Centenário da República, a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, a Autoridade Florestal Nacional, a Associação Nacional de Municípios Portugueses, a Quercus, com o apoio do Movimento Cívico Limpar Portugal, juntaram-se para promover a floresta Autóctone portuguesa como uma grande causa para o século XXI

      Os alunos deste agrupamento associaram-se, meteram mãos à obra, aderindo ao projecto Bosques do Centenário. Assim, ao longo de todo o ano lectivo, levarão a cabo várias actividades abertas a toda a comunidade educativa. Estas pretendem alertar para o grave problema da desflorestação. Uma das actividades realizou-se no passado dia 23 de Novembro, data em que se assinala o Dia da Floresta Autóctone. Os alunos procederam à plantação de uma árvore na escola, um Carvalho Alvarinho, aliando, deste modo, a Comemoração do Dia da Floresta Autóctone à Comemoração do Centenário da República. Esta árvore foi batizada de Árvore Centenária do Gil.

      No próximo domingo, dia 28 de Novembro, pelas 14.30, a escola será o ponto de encontro para mais uma iniciativa.  Representantes da Câmara Municipal, da Junta de freguesia de Urgezes, da Associação de pais e elementos da comunidade escolar, irão proceder à plantação de 100 árvores na freguesia de Urgezes.